Sobre o escritório

Fundada em 2009, a casa 14 é fruto da parceria entre as arquitetas Mariana Andersen e Mariana Guardani, e do desejo em propor soluções otimizadas e conceber espaços e formas criativas. Desenvolvendo projetos arquitetônicos e de interiores, residenciais ou corporativos, o escritório tem como foco principal atender e superar as demandas diversas de seus clientes, produzindo projetos que primam pela funcionalidade, conforto, estética, contemporaneidade e a melhor relação custo/benefício diante de sua realidade.

Mariana Andersen

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/Mackenzie em 2006, complementou seus estudos na Universidad de Buenos Aires (UBA), onde cursou Projeto Urbano, Estética, História da Arte e Fotografia. Atuou como arquiteta coordenadora no escritório de Rafic Farah, na elaboração do projeto da Fazenda Tijuípe em Serra Grande-Bahia, e colaboradora no escritório de Jorge Wilheim, nos planos diretores das cidades de Nova Lima e Jaú. Desde 2008 desenvolve projetos residenciais, institucionais e comerciais próprios.

Mariana Guardani

Graduada em arquitetura e urbanismo pela FAU/Mackenzie em 2005, complementou sua formação na FAU/USP motivada por seu interesse pelos diferentes olhares que se voltam para a cidade, obtendo o título de mestre com a dissertação “Fotógrafos estrangeiros na cidade: campo profissional e imagem fotográfica em São Paulo, 1930-60″ defendida em 2011. Atuou como arquiteta coordenadora no escritório Epigram//Group, em projetos como as implantações de novos bairros conceituados a partir do chamado “Novo Urbanismo”, em associação à Companhia City (Cia City), o apartamento do colecionador de arte André Milan e o desenvolvimento conceitual do bairro Nova Luz, juntamente à equipe de Jaime Lerner, tendo também colaborado nos escritórios de Gilberto Belleza e Luiz Portugal, participando de obras de paisagismo.Desde 2009, atua em seu próprio escritório de arquitetura, ao mesmo tempo em que desenvolve pesquisas e estudos acadêmicos sobre arquitetura e urbanismo na FAU/USP.

Equipe

Pedro Giunti - Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP em 2016, com o trabalho de graduação “Memórias de uma travessia: projeto para o Memorial da Retirância em São Paulo”.

Priscila Fernandes - Estudante de Arquitetura e Urbanismo da FAU/USP.

Ricardo Froes - Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP em 2015, com o trabalho de graduação “Seis Pontos e Uma reta: Estratégias para atravessar fronteiras no centro de São Paulo”.

 

Antigos colaboradores

Paula Saito (2015-2016)
Gabrieli Azevedo (2014-2016)
Max Heringer (2014-2015)
Renata Palma (2013-2014)
Lia Matorin (2013-2014)
Lia Soares (2013)

 

 

meninas